Acesse

Gratuitamente

nossas edições

Publicidade

11 3399-4200

11 97553-3000

INÍCIO      KIT MIDIA     PERFIL     CONTATO

CACHORRO ENVENENADO:

ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA EM CLÍNICAS VETERINÁRIAS

Quais sintomas um animal envenenado pode apresentar?

 

Os sintomas podem variar de acordo com o porte do animal, a via de envenenamento (tópica ou oral) e a substância causadora da intoxicação. No entanto, é importante ficar alerta para os seguintes sinais:

salivação excessiva; vômitos e diarreias que podem ou não conter sangue;

pupilas dilatadas ou muito contraídas, tremores, paralisias, convulsões, dificuldade de movimentação e desorientação; apatia

dor; febre; sangramentos; sede excessiva; micção excessiva;

dificuldade de respiração;  tosse; alteração na cor das mucosas (língua azulada por exemplo)

inchaços e vermelhidão na pele;

Como agir em casos de envenenamento?

O primeiro passo é, sem dúvidas, acionar um veterinário o quanto antes. A agilidade no atendimento faz toda a diferença nesses casos.

Lembre-se de não oferecer nenhum tipo de alimento ou água para o animal, pois algumas substâncias podem potencializar o efeito do veneno em vez de retardá-lo. Caso a intoxicação tenha ocorrido por via tópica, é importante lavar o local com muita água à temperatura ambiente e eliminar o agente do corpo do cão.

Se o veneno for identificável, guarde o frasco e leve-o consigo ao veterinário. Caso esteja se comunicando por telefone com o médico responsável, informe a ele qual foi a substância causadora, para que o antídoto correto seja administrado o mais rápido possível.

É muito importante manter a calma em caso de envenenamento, e não colocar a própria saúde em risco. Portanto, usar luvas para evitar o contato direto com a substância, remover o animal do local da intoxicação etc, enquanto o contato com o médico veterinário é realizado, é de grande importância.

Como funciona o atendimento emergencial?

O diagnóstico de envenenamento é baseado nos sinais clínicos, no histórico do animal e em alguns testes laboratoriais, como exames de sangue e de urina. O médico veterinário avaliará os parâmetros anteriormente descritos como: estado de consciência, frequências respiratória e cardíaca, diâmetro pupilar, temperatura corporal e pressão arterial.

editora paulista

entre para o universo pet

Submitting Form...

The server encountered an error.

Form received.

By Cassawara'18